Família Coelho da Silva, Rosa, minha irmã |
||||
FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 19 de fevereiro de 2005 De: Egydio Coelho da Silva
Cidade:
São Paulo - Estado - SP - País: Brasil
Se a foto não aparecer, clique aqui e a veja na internet Faleceu anteontem e foi enterrada ontem em Botucatu, no jazigo da família, minha irmã Rosa Coelho da Silva. Nas fotos acima, ainda não a tinha afetado a terrível esquizofrenia, que a levou a um isolamento, iniciado nos seus 19 anos até ao seu falecimento com 74 anos de idade. A família lutou muito inicialmente na esperança de curá-la. Tudo em vão. Promessas, sessão espírita. E o pior de tudo: as cruéis sessões de eletrochoques, que era o tratamento da época. Tudo em vão. Meu irmão João Coelho da Silva Filho (João Costela) chegou a fazer uma promessa de ficar uma semana, passando a pão e água, se ela sarasse. E como ela teve uma melhora, julgou ele que precisava cumprir a promessa, temendo que, se não cumprisse, a doença retornaria. Cumpriu a promessa. Mas infelizmente, os sintomas voltaram e seu destino foi viver a resto da vida em hospital. Às vezes, que se tentou retirá-la e dela cuidar em casa, resultou em problemas para todos. Provavelmente faltou uma assistência à família, psicológica e médica para enfrentar o problema. É difícil saber se sua vida, após ter sido atacada pela doença, teria valido a pena. Não saberemos nunca, mas a mim me parece que valeu mesmo assim. Raciocino que a vida vale pelas emoções, que tivemos ao longo dela. Sempre acompanhada de seus "personagens imaginários" com quem conversava, discutia, como se estivesse sonhando acordada, emoções com certeza não lhe faltaram. Ria, chorava, ficava alegre e triste, como nós, que nos julgamos normais, também praticamos ao longo da vida. Mas, nesta hora triste, me vem à recordação a brincadeira, que nós mesmos fazíamos, ao censurar alguma atitude das pessoas da família. "A única pessoa normal da família está internada, o resto está solto". A Rosa, que teve a assistência permanente de minha irmã Deolinda, que sempre a visitava, no mínimo de quinze em quinze dias, terá agora, com certeza, a companhia de João Costela, o irmão que chegou a passar uma semana a pão e água, na esperança de curá-la, além da presença de seu pai e sua mãe.
Se
mais não pudemos ou não soubemos fazer por ela, de uma coisa Rosa poderá
estar certa: nós a amamos muito.
FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 19 de fevereiro de 2005 De: Cibele Santos Lima
Cidade:
Botucatu - Estado - SP - País: Brasil
MENSAGEM
DA TIA ROSA RECEBIDA PELA CIBELE ATRAVÉS DE SONHO, Cara Cibele, O mais impressionante dessa mensagem recebida (que você entregou a mim a meus irmãos presentes no enterro) é o fato de você a receber às seis horas da manhã, portanto, três horas antes de constatação de seu falecimento. Há muita coisa nesta vida, relacionada com a morte, que nos faz ciente da infinidade de mistérios, dos quais ainda não temos conhecimento. Abraços. Egydio.
FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 20 de fevereiro de 2005 De: Mário Sérgio da Silva Praça
Cidade:
Ann Arbor - Estado - Michigan - País: Estados Unidos
Oi,
Tio Egydio, tudo bem? Caro Sérgio, A sua manifestação mostra que a distância geográfica nada significa, quando o assunto é família. Grato e abraços. Egydio.
FÓRUM DA NOSSA FAMÍLIA EM 22 de fevereiro de 2005 De: Maria Rita (filha de Adelino Coelho da Silva)
Cidade:
São Bernardo do Campo - Estado: São Paulo - País: Brasil
Oi tio tudo bem? Cara Maria Rita, Eu enviei para seu email, igual ao que você utilizou para enviar essa mensagem. Estou lhe enviando novamente. Mas você pode ver na internet e dela também pode copiar. Abraços. Egydio. |
||||
Volta ao portal de fotos e respectivos textos Volta à pagina inicial da família Coelho da Silva Fale com Egydio Coelho da Silva (email) Fale com Egydio Coelho da Silva (via internet)
|